Header Ads


 

SANTARÉM - PA | MINISTÉRIO PUBLICO EM DIALOGO COM A COMUNIDADE


Na vila de Alter do Chão, em Santarém, marcou o início do projeto “Ministério Público em diálogos com a comunidade”, executado pela promotoria de Justiça do Tribunal do Juri em parceria com o programa Ministério Público e a Comunidade. O projeto vai promover rodas de conversas nos bairros com maiores índices de violência e visa estimular o protagonismo social para resolução dos problemas.

O promotor de justiça Rodrigo Aquino, titular da promotoria do Trubunal do Juri e Entorpecentes, foi o idealizador do projeto e buscou a parceria com o programa MP e a Comunidade, por meio da promotora de justiça Lilian Braga. Alter do Chão foi o local escolhido para o primeiro encontro a pedido dos representantes comunitários da vila.


O balneário conhecido pela beleza das praias, mas tem apresentado problemas de segurança pública, com assaltos a residências e outras ocorrências.

A reunião em Alter do Chão aconteceu no barracão comunitário. Foi apresentado inicialmente o programa “Profissão Repórter” de setembro de 2012, que tratou do tema violência urbana.

Em seguida foi aberto espaço para perguntas, relatos e sugestões, sendo enfatizado o problema de tráfico de entorpecentes na vila, como uma das principais causas de aumento da criminalidade. Participaram moradores, estudantes e representantes da polícia militar e polícia civil. A vila tem uma Unidade Integrada Propaz (UIPP) e a partir desta quarta (11), passou a contar com uma equipe permanente de policia civil, sob o comando delegado Paulo Paixão, presente no encontro.

De acordo com o promotor, a atuação no Tribunal do Juri faz com que presencie o reflexo da violência, nos processos que tramitam na promotoria, por isso procurou as associações de bairros com maior índice de ocorrências, principalmente de crimes de homicídios e entorpecentes.

“O objetivo é tratar de assuntos relacionados a políticas públicas, direitos humanos e violência, e estimular o protagonismo social para o enfrentamento dos problemas da comunidade”, explica. Ressalta que o número elevado de ocorrências “é certamente fruto das relações estabelecidas em cada lugar. Esses bairros são populosos e precisam de políticas públicas”, enfatiza.

Reuniões bimestrais- A apresentação do projeto aos representantes dos bairros foi realizada no dia 20 de março, em reunião com a presença da promotora de justiça Lilian Braga, que coordena o programa MP e a Comunidade em Santarém, e os líderes dos bairros do Santarenzinho, Nova República, Maracanã, vila de Alter do Chão e da União das Entidades Comunitárias de Santarém (Unecos).

Os encontros nos bairros serão bimestrais e devem ocorrer até o fim do ano deste ano. O próximo já está agendado para o dia 9 de maio, no bairro do Santarenzinho.

ZÉ FRANCISCO, APOIE ESTA CAUSA!
Volte ao site, click aqui: www.extracarajas.com.br

REDAÇÃO EXTRA CARAJAS (94) 9 9174-1786


Nenhum comentário